top of page
Buscar

Resultado da Pesquisa online

  • Foto do escritor: Equipe
    Equipe
  • 24 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de abr. de 2018



Acreditamos que a melhor forma de descobrir as características de um local é perguntando para quem vive e quem o visita frequentemente. A partir dos questionamentos podemos saber quais os pontos altos e baixos do local, quais são suas particularidades, como é a relação das pessoas com a região, entre muitos outros pontos interessantes para a construção do nosso trabalho.

Após recolhermos e analisarmos os dados obtidos com a pesquisa online, chegamos aos resultados a seguir; discutiremos melhor após os gráficos.


Para acessar os gráficos, clique na seta no lado esquerdo da imagem.

Nossa análise: podemos verificar que todos os visitantes que participaram da pesquisa utilizam o bairro apenas para passagem de um ponto a outro da cidade, muitas vezes devido à linha de ônibus utilizada passar pela região. Esse único motivo de visita pode dever ao fato de que não há opções de lazer no local, apesar da paisagem muito bonita da região. A imagem que mais remete aos visitante é essa: um cenário lindo contrastando com ruas mal cuidadas, construções muitas vezes irregulares e a impossibilidade do acesso claro à praia, com segurança duvidosa. Dois relatos muito interessantes feitos por visitantes expressam esse sentimento de falta de áreas de lazer que valorizem o mar.


"Do que eu vejo durante o trajeto do ônibus, o bairro não parece receber muita atenção ou manutenção. A vista para o mar é muito bonita, mas não parece ter uma estrutura boa para as pessoas usufruírem. Também não parece ter muita acessibilidade, em alguns lugares praticamente não existe calçada. A noite o bairro não parece ser seguro."


"Sinto que não é possível transitar pelo bairro, apenas através dele. Não me sinto convidada a conhecer o bairro, não tenho motivos para estar lá. Se pudesse ver o mar, talvez sentisse mais vontade de estar por lá, mas me parece que o mar é inalcançável e propriedade privada das casas da orla."


Nossa análise: A primeira consideração que podemos fazer verificando as respostas dos moradores é que a percepção deles em relação ao bairro é de um local onde as casas estão perto do mar, com acesso fácil à praia; isto contrasta fortemente com a percepção dos visitantes.

Um ponto que conversa com os dados obtidos pelos visitantes é que os próprios moradores afirmam que não há locais de lazer, no máximo centros religiosos e suas próprias casas.

Dentre as opções de melhorias para o bairro, os moradores colocam como principal a criação de espaços verdes, como praças ou parques; em seguida vem melhores calçadas e pontos de ônibus, mais segurança (posto policial) e a orla revitalizada com espaço de lazer.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Caroline Venâncio

caroline-vsantos@hotmail.com

Larissa Koerich Decker

koerichlarissa@outlook.com

Natália Bruhl

nataliabruhl@hotmail.com

Please reload

 BLOG

    bottom of page