Projeto Boa Vista
- Equipe
- 16 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Durante a pesquisa de referências encontramos um projeto muito interessante do escritório português FORA. Algumas soluções podem ser úteis para o nosso projeto.
Abaixo segue trechos do texto de apresentação do projeto "Boa Vista", que se encontra no site do escritório, este localizado em Lisboa.
O novo bairro
A rotação do prédio permite que cada casa tenha uma conexão visual com os pinhais de Monsanto, ventilação cruzada e acesso individual protegido do tráfego de carros.
Cada edifício é dividido em três módulos, ajustáveis à topografia. O espaço entre elas forma uma rede de pedestres de ruas em degraus, uma modelo tradicional do centro da cidade de Lisboa que emprestará a cada prédio seu próprio caráter.




As varandas viradas para o sul oferecem um palco individual para cada casa a ser ocupada ao longo do dia, através do uso diário, ou para uma futura expansão da área habitável interior, sempre dentro da área máxima permitida.
A fachada inacabada é a extensão natural do espaço interior, desempenhando um papel fundamental no conforto térmico passivo da casa, proporcionando sombra durante o verão e permitindo ganhos solares no inverno, mas também funcionando como um filtro para o exterior, uma zona de mediação entre espaço privado e público que refletirá no tempo a diversidade dos habitantes.


Cada casa tem conexão direta da cozinha para um lote individual que pode ser acessado a partir da rua de pedestres. Apartamentos de um andar estão localizados no piso térreo, e apartamentos de dois andares estão no topo, acessíveis através de uma escada do loteamento. O layout interior compacto evita o uso de áreas de circulação, o que se traduz em importantes ganhos de área para o espaço utilizável.


Arquitetos: João Moura Fagulha, Raquel Maria Oliveira, João Prates Ruivo, Raúl Moura, Tudor Vasiliu.
Renders: Panoptikon
Cliente: Prefeitura de Lisboa
Comments