O CONJUNTO E SEU Entorno
- Equipe
- 24 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2018
As imagens abaixo representam as ideias paisagísticas e as funcionalidades do local: um ambiente com vida, circulação e que sirva não só para quem ali morar, mas para todos, sendo como forma de estar ou passar. Por mais que o terreno tenha uma inclinação muito alta, buscamos trazer acessibilidade para o máximo de áreas possíveis visando o bem estar de cadeirantes, pessoas com dificuldade de locomoção, carrinhos de bebê, quem precisar... Fazendo a ligação acessível da rua principal até a plataforma elevada que também é acessível, e garante a locomoção mais fácil e rápida entre os blocos.





A CRIAÇÃO DO RANCHO DE PESCADORES: VALORIZANDO A REALIDADE LOCAL
PERTENCER
A definição de um conceito projetual sempre tem como partido as nossas próprias experiências de sensações. Quão bom é estar em um local que nos sentimos parte, não é? Pois bem, desde o começo, essa foi a nossa ideia... Porém, as coisas ficam um pouco complicadas quando evidenciamos que as sensações são questões extremamente individuais. No conjunto por inteiro buscamos adaptar as intervenções de maneira com que agradasse a nós três (Larissa, Carol e Natália), dessa forma teríamos uma chance um tanto quanto maior de acertar.
Acreditamos que a aplicação máxima do nosso conceito se deu na construção de um rancho para os pescadores: um local para que os mesmos possam guardar seus materiais e pescados e executar suas tarefas. Desde o começo do diagnóstico do bairro José Mendes, evidenciamos que a região tem a tradição da pesca em sua história, porém a infraestrutura existente é precária e, em muitos casos, os pescadores moram a beira da orla, em locais irregulares. Foi então que pensamos que: nada melhor que fazer com quem é parte do local se sentir realmente parte dele... Dessa forma, criamos o rancho e reservamos habitações com as melhores vistas, na parte "central" do conjunto habitacional para os pescadores que seriam retirados de suas atuais moradias irregulares.



Comments